Adeus Motorola

Bom, esse post é para registar a minha indignação com a Motorola pela sua postura, no mínimo, desrespeitosa para com o consumidor brasileiro e das outras regiões afetadas com relação ao Milestone e a sua atualização do sistema operacional Android para a versão 2.2.

De acordo com o site de suporte oficial, https://supportforums.motorola.com/community/manager/softwareupgrades?view=overview o update não irá acontecer. (Atualizado: No momento desse post, eles voltaram atrás e estão avaliando novamente. Veja aqui: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/motorola-milestone-nao-sera-atualizado-para-android-22-no-brasil um screenshot anterior indicando claramente que não haveria a atualização ).

O que se pode aprender com isso?

Não devo mais usar os produtos da Motorola! 

Não estou dizendo que isso não possa acontecer com outras fabricantes e/ou operadoras. Não sei quais são os pesos considerados para se tomar uma atitude dessas. De acordo com esse excelente artigo do Cesar Cardoso: http://pinguinsmoveis.com/da-arte-de-falar-e-nao-dizer-nada/ existe um discussão a respeito de uma possível teoria do porquê não se levou em consideração a atualização: "[...] um dos motivos iniciais para o não-upgrade para o 2.2 seria a baixa adesão – menos de 10% – da atualização do Android 2.0 original do Milestone para o 2.1, lançada neste ano" Ou seja, eu fico refém da fabricante pensar se eu quero ou não o update. É claro que eu vou querer o update. César também faz várias observações interessantes a respeito do porquê a adesão ter sido baixa.

Outro ponto que me desmotivou mais ainda  foi saber que em outros lugares do mundo o mesmo Milestone será atualizado! E por que aqui não o seria? O fato de haver uma atualização para o Milestone em outro lugar invalida qualquer argumento de que a atualização aqui não é possível por questões técnicas. ( Por exemplo, quando sair o Android 3.0, talvez o Milestone não consiga rodá-lo, mas por questão técnica apenas. E ainda assim, existe o talvez)

Retomando o raciocínio sobre fabricantes e operadoras não fazerem os upgrades, eu observei que a melhor estratégia hoje é você não depender de nenhuma delas. Como fazer isso? Comprando um celular que seja suportado pelo pessoal que cria ROMs customizadas: CyanogenMod Nesse post são documentados os aparelhos que têm suporte ao CyanogenMod 6:



  • Nexus One

  • Motorola Droid*

  • HTC EVO

  • HTC Desire

  • HTC Incredible

  • HTC Hero (GSM/CDMA)

  • HTC Dream

  • HTC Magic

  • HTC Aria

  • MT3G Slide

  • (*Note que o Motorola Droid está na lista. Mas isso porque o Droid não tem restrições para carregar ROMs como o Milestone tem.)

    Dessa forma, caso a fabricante e/ou operadora não queiram mais atualizar os aparelhos simplesmente "porque eu não quero", vc pode recorrer ao pessoal que faz um ótimo trabalho. Nesse momento faço o pedido de que, se você gostou do projeto, doe uma grana pro pessoal para que eles continuem adicionando novas funcionalidades.

    Eu fico muito triste em ver essa postura da Motorola. Mas para mim, não existe mais espaço para que eu confie em comprar nenhum outro celular dela nem recomende a ninguém isso pois corre-se o risco de ficar sem as atualizações "somente porque a Motorola não quer".

    Motorola, muito obrigado por tudo. O Milestone é um aparelho muito legal. Adoro a tela dele, mas infelizmente as suas decisões me fizeram acreditar que você não é a fabricante em quem eu deva confiar mais.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Apresentação do FISL12

    Primeiro aplicativo no Android Market!